Diálogos e Impressões: Exposição + Lançamento
Diálogos e Impressões marca a estreia do décimo sétimo caderno de Joana Vasconcelos, um novo capítulo no seu arquivo contínuo de esboços, reflexões e experimentos. Este lançamento é apresentado em conjunto com uma exposição coletiva com obras de Pedro Cabrita Reis, Luiz Zerbini, Claude Viallat, José Eduardo Agualusa, Roberto Magalhães, Rafael Oliveira e Daniel Gamelas, criando um rico diálogo entre trajetórias artísticas singulares.
Joana Vasconcelos
Os Cadernos da Minha Vida, 2021-2025
Para assinalar os 50 anos da artista, estes cadernos dão origem a um projeto especial: uma edição totalmente artesanal, que permite ao público aceder pela primeira vez a este arquivo íntimo do seu processo criativo. Cada caderno transforma-se num livro de artista em grande formato, acompanhado por uma obra original, um painel de azulejo único, assinado, com 34 × 44 cm, apresentado numa caixa-estojo de 38 × 47 × 8 cm, com materiais de revestimento tão diversos como cortiça, espelho, tecidos ou papéis.
A edição, produzida entre Lisboa, 2021–2022, apresenta uma tiragem muito limitada: 9 exemplares + 2 provas de artista por livro, todos assinados e numerados.
Os livros são impressos em fine-art, em papel Hahnemühle Bamboo e Rice Paper. Cada exemplar integra ainda um texto de Valter Hugo Mãe, especialmente escrito em português para esta edição.
Luiz Zerbini
Minhas Impressões, 2016
Livro de artista de grande formato (79 × 56 cm), realizado ao longo de dois anos. Cada exemplar acompanha uma monotipia assinada, única. No livro, existem 9 originais, gravuras em linóleo ou xilogravura, recortes a laser, pintura manual e texto de Leda Catunda em papel de arroz.
Claude Viallat
Quelque chose qu’on n’avait pas prévu
Livro de artista realizado em 2023, composto por 24 páginas de linho pintadas por Claude Viallat e 16 poemas de James Sacré. Cada exemplar, apresentado numa caixa de bambu natural (60 × 75 cm), combina pintura e poesia num diálogo entre cor, matéria e palavra. Edição limitada a 15 exemplares e 5 hors commerce, sob direção editorial de Lucia Bertazzo e Sergio Correa de Sampaio.
Em parceria com URUCUM

